FEDERAÇÃO NACIONAL DOS
TRABALHADORES FERROVIÁRIOS

Últimas Notícias

Trem descarrila ao chegar na estação Central do Brasil e assusta passageiros.

Foto: Edmilson Ávila / G1

Um trem do ramal Santa Cruz descarrilou, por volta das 13h41 desta terça-feira (15), ao chegar na estação Central do Brasil, no Centro do Rio. Segundo a Supervia, ninguém ficou ferido. O acidente assustou passageiros e trabalhadores que passavam pelo local.

Um trem da Supervia descarrilou, na tarde desta terça-feira (15), quando se aproximava da estação terminal Central do Brasil. Não houve feridos. A composição do ramal Santa Cruz foi parar em cima da plataforma por volta das 13h40.

Em apenas quatro dias, este é o segundo descarrilamento registrado na malha feroviária explorada pela concessionária. Na última sexta-feira (dia 11), uma outra composição já havia descarrilado em Engenheiro Pedreira, no município de Japeri.Na ocasião, uma pessoa teria ficado ferida sem gravidade.

Nesta terça-feira, técnicos da SuperVia estão atuando nos reparos para liberar a linha e normalizar a fidelização da plataforma do ramal o quanto antes.

Enquanto isso, os clientes estão sendo avisados sobre a alteração pelo sistema de áudio da Central do Brasil. Não há irregularidade no intervalo do ramal, segundo informações da própria concessionária, que disse estar apurando com rigor as causas da ocorrência.

De acordo com relatos das redes sociais, o trem, no momento do descarrilamento, acabou entrando na linha 2B e bloqueou a passagem do trem que sairia da linha 2A. Passageiros que estavam na estação se assustaram com o barulho do impacto. Alguns chegaram a correr.

— Ficamos com medo de alguém ter se machucado, mas graças a Deus não houve feridos. Foi só um susto muito grande. Mas poderia ter sido uma tragédia — conta a dona de casa Maria das Graças Lacerda, de 47 anos, que aguardava o trem na plataforma ao lado.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), os técnicos estão apurando as causas. Além disso, já foi aberto um boletim de ocorrência para apurar as responsabilidades da concessionária Supervia neste episódio.

Presidente da CPI dos Trens, instaurada há menos de um mês, a deputada Lucinha disse que fará uma inspeção na linha férrea em breve.

— Mais uma vez estamos assistindo ao descaso da Supervia em relação à questão dos trens urbanos. É uma vergonha — disse ela. — Vou marcar uma inspeção para ver de perto as condições dos nossos trilhos. A todo momento tem um trem descarrilhado, e a população fica a pé, andando no meio dos trilhos.

Também membro da Comissão, o deputado Luiz Paulo questionou a falta de investimento da concessionária.

— O descarrilamento ocorreu por que temos uma via permanente em estado lamentável. Não se investe em segurança, e ainda querem reajustar a tarifa em 40% — disse o deputado estadual Luiz Paulo. — Quando este contrato de concessão da Supervia foi prorrogado por mais 25 anos, evidentemente, deveria ter um plano de investimento com contrapartida do estado.

Em relação à CPI, a SuperVia informou, em nota, que “acompanha com atenção o andamento da comissão e segue disposta a colaborar”, mas não respondeu a qualquer declaração dos integrantes da comissão.

FNTF

Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários

Endereço: Av.Passos, nº 91 - 9º Andar - Centro • Rio de Janeiro/RJ • Telefone: (21) 2221-4141 • E-mail: fntferroviarios@uol.com.br