FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES FERROVIÁRIOS

Composta por 0 sindicatos, presente em mais de
0 municípios, dando suporte a mais de
0

Ferroviários em todo Brasil

Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários

A Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários (FNTF) – foi fundada no dia 18 de Março de 1.946, e posteriormente reconhecida pelo Governo Federal na forma da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 22 de Outubro de 1.949 como Representação Sindical de Segundo Grau, e Coordenadora das Categorias Profissionais no 1º Grupo do Plano da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, com base territorial de âmbito nacional.

Tem por finalidade a proteção, defesa, coordenação e orientação das Entidades Sindicais representativas dos trabalhadores ativos em empresas ferroviárias (concessionárias ou não) bem como os aposentados, pensionistas e representação daqueles inorganizados em Sindicatos, em todo o território nacional, inclusive dos trabalhadores terceirizados, que nos termos dos artigos 236 e 237 da CLT, são legítimos ferroviários.

Atualmente presidida pelo Diretor Francisco Aparecido Felicio, a Federação é filiada à CNTTT (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres) e à ITF (International Transport Workers Federation), possuindo como filiados, os seguintes Sindicatos:

  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Araraquarense
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Mogiana
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado do Ceará
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado do Paraná e Santa Catarina
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Rio de Janeiro
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Sul
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias Paulistas

PALAVRA DO PRESIDENTE

No dia 06 de outubro de 2021, realizou-se no município do Rio de Janeiro (RJ), a eleição para a escolha da nova Diretoria da Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários.

Com muita honra, e orgulho em sermos ferroviários, assumimos a Presidência da FNTF no dia 28 de dezembro de 2.021.

Muito conscientes, sabemos que nossa missão à frente da FNTF será árdua e de difícil execução por conta dos grandes problemas que a categoria ferroviária vem enfrentando nestes últimos anos, em especial, quanto as campanhas salariais de cada ano, baixos salários, necessidade de melhores condições de trabalho, eliminação de vários direitos dos trabalhadores e o desmonte do sindicalismo brasileiro.

Uma de nossas principais metas é a conquista do Piso Nacional do Trabalhador Ferroviário, que garantirá a categoria, melhores salários.
FILIAÇÃO

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES TERRESTRES

A CNTTT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres é uma entidade sindical de grau superior. Fundada em 08 de setembro 1952, reconhecida pelo decreto 32.340 de 27/02/1953 com sede própria em Brasília/DF.

Na data de 22/09/2016 O Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, no uso de suas atribuições conferidas pelo inciso VIII do art. 17 do anexo I, do Decreto nº 5.063, de 3 de maio de 2004 e disposto na Portaria nº 186, de 14/04/2008 c.c. da Portaria nº 326, de 11/03/2013, certificou para fins de direito, que consta no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais – CNES, o registro de alteração sindical referente ao Processo de nº 46000.009109/2015-06, da CNTTT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres, inscrição no CNPJ nº 42.101.808/0001-05, para coordenação das entidades a ela filiadas que tenham representação da (s) categoria (s) Profissional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres e os Trabalhadores em Logística, com abrangência Nacional.

Possui atualmente 13 Federações filiadas agregando um total de 313 sindicatos, representando dessa forma mais de 5 milhões de trabalhadores responsáveis pelo transporte de cargas, passageiros e logística de nosso país.

Em 2005 a CNTTT foi uma das principais Confederações responsáveis pela fundação da Nova Central Sindical de Trabalhadores.

São 63 anos de existência, marcados por permanentes lutas em busca de melhores condições de vida e trabalho destes trabalhadores.

Diretoria Efetiva CNTTT

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE TRABALHADORES EM TRANSPORTES

A Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF – International Transport Worker’s Federation) é uma federação democrática, liderada por afiliados, reconhecida como a principal autoridade de transporte do mundo.

Lutamos apaixonadamente para melhorar a vida profissional, conectando os primeiros 700 sindicatos afiliados de 150 países que de outra forma poderiam estar isolados e ajudando seus membros a garantir direitos, igualdade e justiça. Somos a voz de quase 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo.

Nossa sede está localizada em Londres, com escritórios em Amã, Bruxelas, Nairóbi, Nova Delhi, Ouagadougou, Rio de Janeiro, Cingapura, Sydney e Tóquio.

Promover o respeito pelos direitos sindicais e humanos em todo o mundo, trabalhar pela paz com base na justiça social e no progresso econômico, para ajudar nossos sindicatos afiliados a defender os interesses de seus membros, para fornecer serviços de pesquisa e informação para nossas afiliadas, prestar assistência geral aos trabalhadores do transporte em dificuldade, fazem parte de nossa constituição e inspiram tudo o que fazemos

O que nos diferencia é o nosso alcance e influência.
Operamos internacionalmente e exercemos poderes substanciais de negociação e lobby junto a órgãos e governos internacionais. Nosso tamanho e estatura significam que somos capazes de coordenar campanhas contra multinacionais e governos que obtêm resultados e trazem mudanças.

Oferecemos suporte, informação e conexão. Qualquer sindicato independente com membros do setor de transporte é elegível para ser membro da ITF. Junte-se a nós, pois juntos defendemos segurança, remuneração justa e melhores condições de trabalho.

Líderes e Presidentes da ITF

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA (2022/2026)

Francisco Aparecido Felicio
Presidente
Ariovaldo Bonini Baptista
Secretário Geral
Gilberto Maia da Silva
Relações Internacionais
José Claudinei Messias
Procurador
Antonio Carlos F. de Freitas
Diretor Suplente
João Affonso dos Santos Junior
Diretor Suplente
Mauricio Alves de Matos
Diretor Suplente
Thiago Fernandes de Melo
Diretor Suplente
Maria do Socorro Gomes Cunha
Conselho Fiscal
Paschoal Fuoco Junior
Conselho Fiscal - Suplente
Francisco Aldir Sabóia Soares
Delegado Representante​ - Suplente
João Edacir Calegari Morais
1º Vice-Presidente
Álvaro Garcia Sanches Junior
1º Secretário
Ciro Cesar Vianna
Tesoureiro Geral
Paulo de Tarso Pessanha Ferreira
Diretor Social
José Duvilio Roncalho
Diretor Suplente
Mauricio Skodowski
Diretor Suplente
Jair Maciel Morais
Conselho Fiscal
João Francisco Barreto Cuty
Conselho Fiscal - Suplente
Francisco Aparecido Felicio
Delegado Representante
Maria Aparecida de Assis
Delegada Representante - Suplente
Eluiz Alves de Matos
2º Vice-Presidente
José Carlos Machado
2º Secretário
Eros Luiz Kolesky
1º Tesoureiro
Ana Maria Braga Campos
Diretora Suplente
Itamar Cancian Dorigo
Diretor Suplente
Carlos Renato da Silva Pivotto
Diretor Suplente
Mario Ricardo Ap. dos Santos
Diretor Suplente
Rogério Pinto dos Santos
Diretor Suplente
Janaina N. Freire Fernandes
Conselho Fiscal
Suennia Resende Fraga Magela
Conselho Fiscal - Suplente
José Duvilio Roncalho
Delegado Representante

Federação Nacional dos
Trabalhadores Ferroviários

Federação Nacional dos Trabalhadores Ferroviários

Endereço: Av.Passos, nº 91 - 9º Andar - Centro • Rio de Janeiro/RJ • Telefone: (21) 2221-4141 • E-mail: fntferroviarios@uol.com.br